Cem anos sobre 1917

revolucao-sovietica

Ana Barradas

Um século já passou desde a Revolução de Outubro. Os acontecimentos de 1917 na Rússia aceleraram a História de uma maneira que ainda hoje temos dificuldade em avaliar.

Há os que não aceitam que os trabalhadores assaltem o poder de Estado para governar à sua maneira. Não nos admiremos pois que neste centenário se acumulem comentários destinados a denegrir uma das aventuras mais exaltantes da história da humanidade: há quem a classifique de novo golpe de Estado, tomada do poder por minoria sem credenciais, esmagamento da democracia, caos, anarquia, etc.

A História será contada como mais convier àqueles que ficam aterrados com a ideia de o governo dos povos deixar de se processar como sempre foi: uma classe domina e explora outras, a propriedade privada é sagrada, quem atente contra a ordem normal das coisas merece o ostracismo.

Em Fevereiro de 1917, os trabalhadores decididos à luta e preparados para vencer souberam em poucos dias conquistar os soldados para o seu lado, desbaratar as forças armadas que os tentavam reprimir, prender ministros e generais, libertar os presos políticos e proclamar o seu Soviete dos Operários e Soldados de Petrogrado. Os burgueses em pânico formaram o seu governo provisório, abrindo assim uma sucessão de crises que só tiveram fim em Outubro desse ano, quando os revolucionários proclamaram a sua “democracia dos trabalhadores” e deixaram de reconhecer a autoridade que lhes era imposta, chamando a si todo o poder, como já em Abril Lenine preconizara.

A “culpa” dos bolcheviques foi terem ajudado os trabalhadores a descobrir a verdadeira face antipopular do poder reformista. Nenhuma calúnia pode apagar este facto.

Um facto irrefutável é que a insurreição russa foi a primeira revolução anticapitalista de sempre e isto, só por si, serviu para demonstrar que o povo em armas pode subverter a ordem burguesa e impor a sua lei. Nesta época de descarada manipulação ideológica, há que celebrar a experiência da primeira grande revolução proletária.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s